13/07/2013 - SOCIEDADE ATUAL x ESTRESSE - Liamara Nascimento

Um comentário:

  1. Com esta palestra podemos perceber que a questão do estresse não decorre necessariamente da demanda de atividades dos tempos atuais. De acordo com o exposto nela percebemos que isso já acontecia mesmo antes do tempo de Jesus e que não são os acontecimentos que nos provocam esse estado de espírito, mas a reação que temos a eles. Vários exemplos ilustrativos foram apresentados na explanação.
    Em Mateus 6: 34 está registrado o alerta de Jesus: “Não vos preocupeis, pois, com o dia de amanhã: o dia de amanhã terá as suas preocupações próprias. A cada dia basta o seu cuidado.” O Mestre já nos alertava naquele tempo quanto aos perigos de nos preocuparmos com o futuro, com coisas que poderão nem acontecer ou que, se acontecerem, poderão ser bem diferentes do que prevemos. Vivemos ansiosos pelo dia de amanhã, esquecemo-nos de viver o presente. O esquecimento de que tudo o que temos é o presente, onde vivemos, e que o futuro será também em breve o presente que agora construímos, faz-nos distanciados do que mais importa: o aqui e o agora. Isso também, de certa forma, fala a oradora, ao dizer que nosso pensamento está constantemente no passado ou no futuro.
    A Liamara lembrou que por vivermos no automatismo de ações repetidas não nos encontramos mentalmente presentes no local onde nosso corpo está. Frequentemente nosso pensamento está bem distante do ambiente em que nos encontramos fisicamente. Assim deixamos de apreciar a vida e, quando nos damos conta, lamentamos não ter percebido o tempo precioso que deixamos de verdadeiramente compartilhar com as pessoas mais próximas: nossos familiares.
    O mundo atual nos oferece recursos que nem imaginávamos ser possível existirem, como lembrou de forma exemplificativa a palestrante. No entanto, não sabemos aproveitar os recursos que possuímos para deles tirar o melhor proveito.
    É urgente reflexionarmos a respeito para nos libertarmos das consequências nefastas de uma vida estressada. Precisamos descobrir o verdadeiro valor de tudo que diz respeito ao viver, pois como disse o Sublime Galileu: “onde estiver o teu tesouro ali estará também o teu coração”. Onde está o nosso tesouro?
    O que todos buscamos é a felicidade e não a conquistaremos ansiosos, nem na procura exagerada dos bens materiais. O Cristo nos aponta o caminho, a Doutrina Espírita nos facilita a compreensão das mensagens do Messias, facilitando-nos encontra-lo.
    Sugiro este vídeo se te sentes oprimido pela ansiedade. Uma reflexão sobre o seu conteúdo, fará com que analises tua vida e, se necessário, adeques o modo como vives e como recebes os estímulos do ambiente social e familiar onde te encontras.

    ResponderExcluir